Volvo Trucks fornece primeira solução comercial de transporte autónomo

Texto: Carlos Moura
Data: 6 Dezembro, 2018

Volvo Trucks fornece solução “chave na mão” de transporte de calcário com camiões autónomos numa mina da Noruega.

A Volvo Trucks estabeleceu um acordo com a empresa norueguesa Brønnøy Kalk para fornecer a primeira solução comercial de transporte autónomo entre uma mina a céu aberto e um porto. A operação envolve o transporte de calcário por seis camiões autónomos Volvo FH num troço de cinco quilómetros, que inclui a travessia de túneis entre a mina e o triturador. Os testes desta solução têm vindo a ser realizados em Velfjord, na Noruega, durante o ano de 2018, prevendo-se que a solução estará totalmente operacional no final de 2019.

Este acordo segue-se a vários projetos de automatização realizados com sucesso em áreas como minas, colheita de cana de açúcar e recolha de resíduos sólidos. Todavia, esta solução comercial representa uma estreia para a Volvo Trucks porque a empresa Brønnøy Kalk optou por comprar uma solução de transporte em vez de camiões autónomos para a movimentação do calcário entre dois hubs. 

“Este é um importante passo para a nossa empresa,” afirma Raymond Langfjord, diretor executivo da mina. “A concorrência na indústria é dura. Estamos sempre a procurar melhorar a nossa eficiência e a produtividade a longo prazo. Temos uma visão clara relativa ao aproveitamento de novas oportunidades na tecnologia e nas soluções digitais. Estivemos à procura de um parceiro fiável e inovador que partilhasse o nosso foco na sustentabilidade e na segurança. Os camiões autónomos permitirão aumentar a nossa competitividade num difícil mercado global”. 

O acordo entre a Volvo Trucks e Brønnøy Kalk prevê um solução de transporte autónomo de calcário entre dois hubs em Velfjord, na Noruega, sendo os camiões geridos por um operador numa escavadora. O cliente paga pelo serviço total de transporte e por tonelada entregue.  

Partilhar