Volvo: novo FH com I-Save reduz consumos

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 Março, 2019

Serão menos 7% de consumos de combustível com esta tecnologia introduzida neste camião da Volvo

Com a progressiva necessidade de fazer maiores quilometragens, e também lidar com os preços crescentes para os combustíveis na Europa, a Volvo Trucks desenvolveu a tecnologia I-Save que procura ajudar as empresas. Roger Alm, Presidente da marca nórdica, afirma que “esta é a nossa resposta a este desafio. Trata-se de uma solução completa que combina a nossa tecnologia mais recente para reduzir significativamente o consumo de combustível em operações de longo curso”.

 

O maior segredo o Volvo FH com tecnologia I-Save está no seu motor D12TC, apresentado como o mais eficiente de sempre da marca para veículos destinados a viagens de longo curso. Entre as características técnicas destacadas, a Volvo exibe com orgulho a presença do pistões com uma forma ondulada no interior, tecnologia patenteada que otimiza o direcionamento do calor e energia para o centro dos cilindros. Além disso, surge também o Turbo Compound, a turbina adicional no circuito de escape para alimentar o motor com estes gases.

Nas especificações, estas alterações significam um binário adicional de 300Nm, algo que irá ser importante para reduzir os esforços exigidos ao motor. O que permitirá “poupar” nas acelerações e nos consumos para manter uma velocidade constante em autoestrada, algo complementado pelo I-Cruise com I-Roll que ajusta a velocidadepara aumentar a eficiência. Também a I-Shift acolheu novos softwares otimizados para viagens de longo curso.

 

Foi ainda atualizado o sistema I-See, que recorre às informações mapeadas do percurso e adapta-se aos declives, contribuindo ainda para o I-Save os novos eixos traseiros de consumo económico e o EcoStop. O novo Volvo FH com I-Save chegou este mês ao mercado. A sua entrada em comercialização ocorreu no dia 11 de março.

Partilhar