NOVO FORD TOURNEO

Texto: Carlos Moura
Data: 23 Abril, 2018

Estilo ousado e interior Premium são características que a Ford destaca no novo Tourneo Custom, comercial apontado ao transporte de passageiros, nomeadamente, de hotéis e eventos mediáticos. Disponível nas versões de 8 e 9 lugares com distância entre eixos normal ou longa.

A Ford não economizou nos adjetivos do novo Tourneo Custom ao dizer que é “luxuoso” e “espaçoso”. Acreditamos que sim, até porque a marca da oval azul deseja entrar neste mercado do transporte de passageiros Premium, onde o luxo e o conforto são essenciais. Por isso mesmo a Ford renovou totalmente a maior versão do Tourneo, oferecendo, entre outras coisas, um interior com seis bancos individuais que podem ser dispostos em conferência, equipamento de topo como o limitador de velocidade inteligente o sistema de info entretenimento Sync3 e, para que a viagem seja suave mas veloz, o Tourneo Custom está equipado com o bloco 2.0 litros turbodiesel EcoBlue turbodiesel acoplado a uma caixa de seis velocidades automática. O modelo chega ao mercado em 2018.

ESTILO E INTERIOR MARCAM DIFERENÇA

A escolha principal quando se pensa em transporte de passageiros executivos. Por isso, a casa americana trabalhou o estilo, nomeadamente, da frente com uma grelha dianteira com cinco barras cromadas que oferecem uma aparência distinta. Esta grelha trapezoidal cola o modelo ao resto da gama Ford, onde os faróis complementam uma face dinâmica. O resto da carroçaria manteve-se igual, com a Ford a perpetuar as linhas mestras do Tourneo Custom onde se destaca uma linha de ombro vincada junto à generosa superfície vidrada.

No interior, a Ford voltou a mexer com o habitáculo, surgindo com a tal configuração única dos bancos individuais, ou seja, a segunda fila pode virar-se para a terceira e formar, assim, uma sala de reuniões. Nas versões mais equipadas, os bancos podem rebater, dobrar e ser arrumados em diversos locais, individualmente, ou mesmo ser retirados, maximizando, assim, o espaço. Os revestimentos foram todos melhorados na tentativa de descolar da pele o ambiente comercial que é a base do Tourneo Custom.

 

Os bancos, por exemplo, além de um novo desenho, receberam novas espumas e revestimentos. Os instrumentos foram desenhados tendo por base a nova filosofia de estilo da Ford estreada com o novo Fiesta e que tem raízes na cada vez mais banalizada interação do homem com os tablets e smartphones. As peças cromadas e pintadas de preto brilhante, adicionam classe ao interior. As versões de topo contam com um ecrã flutuante que encima a consola central, com ecrã sensível ao toque. Para que a arrumação de pequenos objetos não seja um problema, a Ford incluiu dois espaços com tampa no topo do tabliê e um generoso espaço de arrumação com dois suportes para copos na consola central.

Para aumentar a versatilidade, existem no espaço para os passageiros, diversas saídas do ar condicionado com arrefecimento/aquecimento mais rápido – melhoria face ao anterior modelo – seis portas USB e um sistema de som com 10 altifalantes, especificamente aperfeiçoado para uma experiência mais intensa e imersiva.

 

TECNOLOGIA AVANÇADA

A lista é exaustiva e impossível de referir aqui, mas a tecnologia embarcada no Tourneo Custom é impressionante. Para lá do Sync3, um dos melhores sistemas de info entretenimento do mercado, estão disponíveis o limitador inteligente de velocidade, reconhecimento dos sinais de trânsito, sistema de informação de ângulo morto com alerta de trânsito cruzado, assistência de pré-colisão com deteção de peões, alerta para a mudança de faixa, estabilizador de vento lateral e controlo de velocidade adaptativo.

 

MOTORES DIESEL

Como referimos acima, o motor deste Tourneo Custom é o bloco 2.0 litros turbodiesel EcoBlue, declinado em três níveis de potência, 105, 130 e 170 CV. Este motor permite uma assinalável economia de combustível – reduções até 13% – e de emissões de CO2 (desde 162 gr/km), aproveitando o aumento de binário de 20%. A caixa é uma unidade de seis velocidades automática “SelectShift”. No que toca á suspensão, o Tourneo Custom utiliza uma unidade pneumática na traseira (reclama a Ford ser única no segmento) que mantém a altura ao solo do veículo independentemente do nível de carga. O modelo tem, igualmente, a opção de rolar em jantes de 17 polegadas.

 

VERSÕES PARA TUDO

fim de satisfazer as necessidades de clientes empresariais e particulares que procuram luxo e tecnologia, o novo Tourneo Custom estará disponível na versão topo de gama Titanium X, que inclui, de série, revestimentos em couro, SYNC 3 com navegação por satélite e câmara traseira e faróis xénon HID. Para os clientes que preferem um visual exterior mais dinâmico e um interior mais elegante e desportivo, a Ford propõe a versão Sport. Este conjunto combina a opção de motorização de 170 CV, um kit de carroçaria integral com duas faixas ao longo do capô e jantes de liga leve de 17 polegadas exclusivas e revestimentos interiores parcialmente em couro. A gama Tourneo Custom continua a estar disponível nas configurações de oito ou nove lugares, com opção de versões de distância entre eixos normal e longa. A versão longa disponibiliza mais espaço de bagagem atrás da terceira fila de bancos.

 

Artigo publicado originalmente na Revista Turbo Comerciais nº 23, de Agosto/Setembro de 2017

Partilhar