Novidades de Hannover na Turbo Comerciais 30

Texto: Carlos Moura
Data: 8 Novembro, 2018

As principais novidades apresentadas pela indústria no Salão de Veículos Comerciais de Hannover estão em destaque na mais recente edição da Turbo Comerciais. Num certame dedicado à conectividade, à digitalização e à eletrificação, a esmagadora maioria das marcas lançou novos produtos que cumprem alguns desses critérios. A jogar em casa, os construtores alemães não deixaram os seus créditos por mãos alheiras e revelaram alguns dos seus mais recentes desenvolvimentos e muitos deles já na fase de disponibilização comercial. Uma das estrelas do evento foi, sem dúvida, o novo Mercedes-Benz Actros, que passa a ser o primeiro camião a oferecer condução autónoma de nível 2.

Os novos comerciais ligeiros do Grupo PSA – Peugeot Partner, Citroen Berlingo e Opel Combo – também estiveram em evidência no certame. A marca alemã já deu a conhecer a nova geração deste modelo e o  Commercial Vehicles Manager da Opel Portugal, Sérgio Gonçalves, afirma, em entrevista à Turbo Comerciais, que este lançamento vai permitir a disponibilização de uma solução competitiva no segmento dos pequenos furgões que representa metade das vendas de comerciais ligeiros no nosso país.

Nesta edição contamos ainda com um frente a frente entre duas das propostas em comercialização no segmento das pick-up 4×4 de cabina dupla no mercado nacional: Nissan Navara e Toyota Hilux.

No ensaio ao pesado desta edição pusemos à prova o MAN TGX 18.500 EfficientLine 3, equipado com um eficiente motor diesel de 13 litros e com cabina XXL, a maior do fabricante do leão, que se carateriza pelo seu interior espaçoso e luminosidade.

A empresa do mês é a Pombo Bus de Mação, que tem vindo a alargar a sua atividade, do serviço de táxis aos alugueres e turismo, passando pelo transporte escolar.

Tudo isto e muito mais na edição de novembro da Turbo Comerciais. Boas leituras.

Partilhar