Hamburgo recebe primeira unidade do Mercedes-Benz eCitaro

Texto: Carlos Moura
Data: 29 Novembro, 2018

O primeiro autocarro elétrico da Mercedes-Benz já foi entregue a um cliente e destina-se à cidade de Hamburgo, na Alemanha. O veículo faz parte de uma encomenda de 20 unidades.

Os utilizadores de transportes públicos da cidade alemã de Hamburgo vão ser os primeiros a viajarem no primeiro autocarro totalmente elétrico movido a bateria da Mercedes-Benz, o eCitaro. A primeira unidade de uma encomenda total de 20 e-buses já foi entregue pela Daimler Buses ao operador de transportes urbanos daquela cidade do norte da Alemanha, Hamburger Hochbahn. Esta também foi a maior adjudicação de sempre de autocarros elétricos por parte de uma empresa de transportes germânica.

O Mercedes-Benz eCitaro fornecido à Hamburger Hochbahn conta com três portas e entre as suas especificações incluem-se faróis LED, luzes exteriores e interiores também em LED, sistema de alerta para o fecho das portas com uma banda luminosa vermelha em LED, sistema independente de climatização da zona dos passageiros e do posto de condução e o programa eletrónico de estabilidade (ESP). 

O Mercedes-Benz eCitaro conta com uma bateria que inclui vários módulos, que disponibiliza uma uma capacidade de até 243 kWh. A bateria dispõe de um sistema otimizado de arrefecimento até à temperatura ideal que foi concebido para assegurar o carregamento completo da sua capacidade útil, a mais elevada capacidade de utilização e o ciclo de vida mais longo. O carregamento da bateria é efetuado com recurso a um cabo de alimentação na estação de recolha. Os motores elétricos estão localizados nos cubos das rodas.

O primeiro e-bus da Mercedes-Benz dispõe ainda de um sistema avançado de gestão da temperatura, que reduz o consumo de energia e aumenta a autonomia. Por exemplo, a bomba de calor aquece o interior e os componentes de emissão de calor estão ligados entre si. O novo eCitaro foi desenvolvido com base na plataforma do Mercedes-Benz Citaro, que é o autocarro urbano mais vendido de sempre, com mais de 50 mil unidades entregues nas suas duas gerações. Este modelo está disponível em versões diesel, híbridas, a gás natural comprimido (NGT) e também numa variante de quatro eixos, denominada CapaCity

A empresa Hamburger Hochbahn tem vindo a realizar experiências em condições reais com vários tipos de tecnologias de sistemas de propulsão elétrica para autocarros urbanos nos últimos anos. A empresa, que tem em operação a maior frota de autocarros fuel-cell da Europa, já anunciou que, a partir de 2020, só irá adquirir autocarros sem emissões. A frota deste operador é de aproximadamente mil autocarros que asseguram a realização de 111 carreiras de serviço urbano.

Partilhar