Galp abre estação de GNL em Sines

Texto: Carlos Moura
Data: 7 Maio, 2020

Galp inaugurou em Sines a sua terceira estação de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) em Portugal, destinada a viaturas pesadas

Sines passou a contar com um posto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL), destinado a abastecer frotas de pesados de mercadorias e passageiros. O novo posto dispõe de um sistema de gestão e supervisão que possibilita a monitorização e controlo em tempo real de todos os processos associados ao enchimento do tanque de armazenagem e ao abastecimento das viaturas.
Com a abertura deste posto em Sines, a Galp passa a dispor de três estações de abastecimento de gás natural veicular em Portugal, localizados em Sines, Matosinhos e Azambuja, e aumenta para dez o número total na Península Ibérica. Em Espanha, estes sete postos são operados diretamente por um parceiro.
A Galp refere, em comunicado, que o novo posto de Sines é mais um passo na sua estratégia para “o desenvolvimento e fornecimento de combustíveis e mais amigos do ambiente, que contribuam para reduzir as emissões e fomentando o desenvolvimento sustentável da indústria”. A petrolífera nacional sublinha que tem sido um “agente de referência” na promoção do uso do gás natural veicular em Portugal, destacando ainda o seu papel pioneiro na construção de estações de abastecimento de gás natural nas estações da Carris (Lisboa) e STCP (Porto).
A disponibilização de gás natural veicular para veículos pesados constitui um pilar de uma estratégia global que engloba os conceitos de mobilidade sustentável nas suas variadas vertentes: mobilidade elétrica, gás natural, biocombustíveis e combustíveis rodoviários ou marítimos.

Partilhar