Fleet Copilot permite poupar até dois milhões de euros por ano

Texto: Carlos Moura
Data: 29 Novembro, 2018

Empresa portuguesa iTrack desenvolveu o sistema Fleet Copilot que, através de uma plataforma web, permite monitorizar o veículo em tempo real, e limitar a velocidade máxima ou a rotação do motor.

A startup portuguesa iTrack, sediada em Coimbra, desenvolveu uma tecnologia para gestão de frotas que permite poupar até dois milhões de euros por ano em combustível e manutenção. Denominado Fleet Copilot pode ser instalado em qualquer veículo em menos de 15 minutos, possibilitando não só a monitorização do veículo mas também a interação com o mesmo, limitando em tempo, real, através de uma plataforma web, a velocidade máxima ou a rotação máxima do motor. 

“Percebemos que, na maior parte das frotas, um má utilização dos veículos pode levar a um desgaste e a custos desnecessários”, explica Filipa Brandão, Chief Marketing Officer da iTrack. “Nestes casos não é eficiente um sistema de alertas, mas. sim, um sistema que atue sobre os veículos”, adianta.  

O sistema Fleet Copilot permite aos gestores de frota reduzirem os consumos de combustível e aumentar a vida útil do motor. A instalação demora cerca de 15 minutos e pode ser efetuada em qualquer veículo. “Numa frota urbana de mil veículos pesados estimamos uma poupança superior a dois milhões de euros por ano,” sublinha a responsável.

Além de permitir esta gestão em tempo real, a recolha de dados efetuada pelo sistema permite antecipar problemas futuros ou potenciais falhas do veículos, incluindo avarias na centralina ou no turbo. O Fleet Copilot está disponível em quatro módulos de serviço: Dynamic Power Manager Module, que inclui a possibilidade de limitação da potência (de acordo com a temperatura do motor), da velocidade, das rotações do motor, e o registo de utilizações impróprias do veículo; Diagnostic Trouble Codes Module, que permite ver erros na ECU/módulos de injeção e a monitorização de outras falhas, a eliminação de erros e a gravação dos últimos 60 segundos antes do acendimento de qualquer luz de emergência; Pulse Module, que monitoriza todos os valores do veículo e utiliza a inteligência artificial para analisar e prever qualquer anomalia; Tracking Module, que consiste num sistema de GPS e regista todas as trajetórias dos veículos.

A iTrack é uma spin da empresa TIS e iniciou atividade em 2015. Além do Fleet Copilot desenvolveu ainda o Patronus para a monitorização do equipamento industrial e o Air Copilot para monitorização de aeronaves. 

Partilhar