Espanha lança mapa interativo de oficinas de pesados

Texto: Carlos Moura
Data: 22 Abril, 2020

Já está disponível o mapa interativo das oficinas que asseguram serviços urgentes para camiões e autocarros durante o estado de emergência em Espanha.

O ministério espanhol dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana lançou um mapa interativo, desenvolvido em colaboração com a CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação de Automóveis e Afins) e a CONEPA (Federação Espanhola de Empresários Profissionais do Setor Automóvel), que identifica as 800 oficinas de reparação e manutenção de camiões e autocarros que presta serviços urgentes durante o estado de emergência no país vizinho.

As duas entidades representantes do setor espanhol da manutenção e reparação de veículos participar ativamente na implementação deste sistema de busca, através da recolha de dados acerca das oficinas de pesados que se encontram em funcionamento. Desta forma, os operadores rodoviários de mercadorias e passageiros podem obter a informação relativa à localização da oficina mais próxima em caso de necessidade.
As oficinas de pesados são essenciais na resposta a situações de urgência por parte dos transportadores e também do setor primário, reparando não só camiões, veículos de distribuição e ambulâncias como também tratores agrícolas, veículos de recolha de resíduos. A atividade exercida nestes dias, cumprindo sempre as medidas e instruções de proteção estabelecidas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio do COVID-19 é indispensável para continuar a cobrir as necessidades tão básicas da economia como o transporte de mercadorias e pessoas, assim como as do setor primário. Para as empresas portugueses de transporte internacional esta ferramenta também é bastante útil quando ocorra algum incidente em operações de distribuição ibérica ou no atravessamento de território espanhol.

Partilhar