Dois prémios europeus de sustentabilidade para a MAN

Texto: Carlos Moura
Data: 6 Fevereiro, 2020

A MAN Truck & Bus foi distinguida com dois prémios europeus de sustentabilidade no transporte, atribuídos pelo jornal especializado alemão “Transport”. O MAN eTGM ganhou na categoria “camião elétrico” e o MAN eTGE na categoria “Furgões de veículos de distribuição”.

O MAN eTGM está equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 264 kW e um binário máximo de 3100 Nm. As unidades auxiliares como a direção hidráulica, os compressores de ar e o sistema de ar condicionado são controlados de acordo com as exigências do sistema de gestão de energia e, assim, poupam energia. A regeneração da energia cinética do veículo permite a sua transformação em energia elétrica e carregar a bateria de iões de lítio, aumentando a autonomia do camião.

Por sua vez, a versão elétrica do furgão da MAN está em comercialização desde 2018 e a marca já diminuiu o seu preço de venda ao público para tornar esta solução mais competitiva. O MAN eTGE de teto alto possui um compartimento de carga com um volume útil de quase 11 m3 e uma carga útil de aproximadamente uma tonelada.
O MAN eTGE recebe um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 100 kW e cerca de 50 kW em operação contínua. A utilização de uma wallbox AC de 7,2 kW possibilita o carregamento da bateria em cerca de 5h30m. Outra possibilidade consiste a ligação a uma estação de carregamento rápido com ficha CCS, permitindo recuperar até 80% da capacidade em cerca de 45 minutos.

Partilhar