Autocarros a hidrogénio da Solaris para os Países Baixos

Texto: Carlos Moura
Data: 22 Abril, 2020

A Connexxion adjudicou 20 autocarros urbanos a hidrogénio à Solaris que se destinam a ser operados no sul dos Países Baixos a partir do final de 2021.

A Solaris Bus & Coach vai fornecer 20 autocarros Urbino 12 a hidrogénio ao operador holandês Connexxion que se destinam a assegurar serviços de transporte na província de Zuid-Holland. Os veículos serão entregues até final de 2021 e o contrato prevê a manutenção durante 12 anos.
“As nossas estradas têm cada vez mais movimento. A saúde dos nossos passageiros e habitantes tem a maior importância para nós e por, por isso, a introdução destes veículos para assegurar um ar mais limpo constitui um grande passo em frente”, refere Floor Vermeulen, ministro regional para o Tráfego e Transportes da província de Zuid-Holland.
Os 20 autocarros a hidrogénio serão operados pela Connexxion, uma filial da Transdev Netherlands, um dos maiores operadores dos Países Baixos e líder de transportes públicos com emissões zero daquele país. A partir do final do próximo ano, a Connexxion irá operar os autocarros a hidrogénio da Solaris nas regiões de Hoeske Waard e Goeree-Overflakkee.

O Solaris Urbino 12 hydrogen está equipado com uma célula de combustível que desenvolve uma potência de 70 kW. O hidrogénio encontra-se em armazenado em cinco depósitos montados no teto, localizados longitudinalmente por cima do eixo dianteiro do autocarro, sendo a capacidade total de 1560 litros.
A energia necessária para o autocarro é produzida na célula de combustível a partir do hidrogénio armazenado nos depósitos. O hidrogénio é transformado em eletricidade que, por sua vez, alimenta a cadeia cinemática, que consiste num eixo com motores elétricos. O autocarro possui ainda uma bateria Solaris High Power que funciona como um sistema adicional de armazenamento de eletricidade. O único produto gerado pela operação do Solaris Urbino 12 hydrogen é vapor de água e calor.
Em função da especificação, o autocarro tem uma capacidade de 37 lugares sentados. A entrada e saída de passageiros será assegurada por duas portas (de folha simples na frente e dupla atrás). Para conforto dos passageiros, o Urbino 12 hydrogen irá contar com piso baixo, ar condicionado, portas USB, sistema eletrónico de informação e espaço para cadeira de rodas. O motorista beneficiará de uma visibilidade melhorada graças a um sistema especial de câmaras que substitui os espelhos laterais e a projeção da imagem em ecrãs no interior do veículo.

O abastecimento de hidrogénio será possível em Heinenoord, localizada nas proximidades da estação de recolha. Como o hidrogénio está a ganhar popularidade como fonte de energia, os veículos particulares também serão autorizados a utilizar a infraestrutura. A iniciativa tem o objetivo de promover a exploração de todo o potencial ambiental do hidrogénio. O abastecimento demora pouco tempo e esta operação poucas diferenças apresenta relativamente ao reabastecimento de um veículo com combustíveis convencionais.

Partilhar