Mais de 800 profissionais presentes no WConnecta Madrid 2018

Texto: Carlos Moura
Data: 8 Novembro, 2018

A nona edição do WConnecta, que decorreu em Madrid, contou com a participação de 800 profissionais do transporte. O evento serviu igualmente para a apresentação dos novos acionistas da Wtransnet, o Grupo Alpega.

Mais de 300 empresas e mais de 800 profissionais do transporte rodoviário de mercadorias estiveram presentes no WConnecta Madrid 2018, que já é o maior evento de networking da Europa deste setor. Nesta jornada de trabalho foram realizadas 6416 entrevistas de speedworking, que permitiram o estabelecimento de contactos entre empresas com cargas para transportar e outras com meios disponíveis para assegurar o transporte. 

O formato do evento é quase idêntico ao da primeira edição, que também se realizou na capital espanhola, tendo contado na altura com a presença de 50 inscritos. Assim, e como já vem sendo habitual, o WConnecta dispunha de duas zonas – Speed Networking, onde se realizaram entrevistas rápidas de sete minutos, e Cargo Area, onde se efetuaram entrevistas privadas, previamente marcadas, entre operadores de transporte e empresas com cargas para serem transportadas. Na primeira zona foram realizadas 4320 entrevistas rápidas e na segunda 1456 entrevistas privadas.  

No WConnecta Madrid 2018, 60 por cento das empresas participantes eram espanholas, seguindo-se empresas italianas, polacas e portuguesas, todas com uma representação de dez por cento. A participação de empresas portuguesas só não foi maior porque a data do WConnecta Madrid 2018 coincidiu com o primeiro dia dos trabalhos do Congresso da ANTRAM, realizado em Braga. Entre os operadores nacionais presentes no certame destaque para a TDN – Transportes David Neto ou a ABC Cargo. 

Igualmente significativa foi a presença de países de Leste, designadamente da Roménia, da Hungria, da Eslováquia e da Lituânia, assim como de grandes operadores logísticos provenientes da Alemanha, de França, da Holanda, do Reino Unido e da Bélgica.

A parte da tarde foi reservada ao Business Centre, que consistiu num espaço semelhante ao da Cargo Area, mas que tinha a particularidade de estar aberto a qualquer empresa participante. Neste espaço foram realizadas mais de 640 entrevistas privadas. 

A edição do WConntecta Madrid 2018 serviu igualmente para fazer a passagem de testemunho entre a antiga administração da Wtransnet e da nova, uma vez que esta bolsa de cargas foi adquirida pelo Grupo Alpega, que, entre outras, também detém a Teleroute. O formato do WConnecta, porém, será para manter no futuro, segundo garantiu Fabrice Maquignon, CEO do Grupo Alpega, que se mostrou impressionado pela forma como este evento consegue juntar no mesmo espaço as empresas associadas e ajudá-las a fazer mais negócio entre elas. “O WConnecta está alinhado com a visão que a Alpega tem sobre a construção de um enquadramento colaborativo no transporte. Daí que tenhamos a intenção de repetir este evento de sucesso também em 2019”, afirmou. A próxima edição do WConnecta, a décima, vai ser realizada em Barcelona, no dia 18 de outubro de 2019.     

Partilhar