XPO Logistics introduz camiões a gás na operação da Central de Cervejas

Texto: Carlos Moura
Data: 5 Abril, 2018

A XPO Logistics introduz camiões a gás natural em Portugal na frota dedicada ao seu cliente Central de Cervejas.

A XPO Logistics investiu em dois novos camiões a gás natural, que se destinam a integrar a frota dedicada ao serviço do seu cliente Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC). Os veículos foram adquiridos à Iveco, tendo a opção recaído no modelo Stralis, equipados com motores a gás natural liquefeito (GNL) e gás natural liquefeito e comprimido (GNL+GNC).

Os novos Iveco Stralis GNL constituem as mais recentes aquisições de veículos de combustível alternativo no continente europeu deste operador global especializado em soluções de transporte e logística. A XPO Logistics tem ao seu serviço 50 veículos movidos a gás em França para distribuição em zona urbana na área metropolitana de Paris e dois camiões movidos a biogás para transportes de cargas em paletes, na região de Saint-Etienne.

“Ao longo da última década, a SCC e a XPO, têm colaborado de forma muito estreita no desenvolvimento de projetos que visam a redução da pegada de carbono resultante da nossa atividade de distribuição”, afirma Pedro Ferreira, responsável pelos Armazéns e Distribuição da SCC destaca. “A integração destes veículos a gás, é mais um exemplo do nosso compromisso com a sustentabilidade”.

De acordo com as estimativas da XPO Logistics, a utilização de veículos a gás permitem reduzir as emissões de partículas em aproximadamente 95% e as de óxido de nitrogénio em 70%, comparativamente com veículos diesel convencionais. Além de investir em tecnologias alternativas de transporte, a XPO Logistics trabalha em estreita colaboração com os seus clientes, constantemente em busca de inovação na hora de desenvolver e elaborar soluções de cadeia de abastecimento, na gestão otimizada dos fluxos e na formação em condução eco-eficiente.

“O investimento em combustíveis alternativos é parte integrante do nosso compromisso em matéria de sustentabilidade a longo prazo”, salienta Luis Gómez, director-geral do Transporte, XPO Logistics Europe.” Incorporamos este tipo de soluções, sempre que possível, para ajudar os nossos clientes a satisfazer a procura que se faz sentir de um transporte mais sustentável por parte dos seus próprios clientes”.

Partilhar