Segurança conectada entre veículos Volvo

Texto: David Espanca
Data: 8 Maio, 2018

A Volvo Cars irá partilhar dados de segurança, em tempo real, com outra empresa pela primeira vez. Em cima da mesa está a melhoria da tecnologia de segurança conectada, que envolve também a Volvo Trucks.

Os dados serão alojados na cloud e o sistema permitirá uma comunicação entre veículos, avisando os respetivos condutores dos potenciais perigos localizados nas suas proximidades. O objetivo desta colaboração tem em vista a implementação de uma comunidade de veículos conectados, como forma de prevenção na segurança rodoviária em geral.

A Suécia e a Noruega serão os primeiros países a utilizar esta partilha, envolvendo camiões Volvo, equipados com os seus Sistema de Alerta de Perigo, e automóveis Volvo munidos com o Sistema Hazard Light Alert.

Malin Ekholm, vice-presidente da Volvo Cars Safety Centre, refere que “a partilha de dados de segurança baseados nas nossas tecnologias irá evitar acidentes. Estamos ansiosos por estabelecer novas parcerias que partilhem o nosso compromisso de segurança rodoviária”.

O sistema Hazard Light Alert avisa antecipadamente os condutores sobre os veículos que, à sua frente, ativaram as luzes de perigo e está disponível nos dois países acima referidos desde 2016.

Partilhar