Scania desenvolve motor de 13 litros a bioetanol

Texto: David Espanca
Data: 11 Maio, 2018

A Scania está a lançar um novo motor 13 litros a bioetanol, com seis cilindros em linha, para o ED95, um tipo de etanol que inclui 5% de um agente melhorador da ignição e lubrificantes. Com 410 cv, debita 2150 Nm e o seu funcionamento e consumo são iguais aos do diesel, a grande diferença é que permite reduzir o CO2 até 90%.

Henrik Eng, diretor de produto da Camiões Urbanos Scania, explica que “com este motor, acrescentamos mais um ás à nossa gama de soluções sustentáveis. A nossa linha de produtos renováveis para a nova geração já é mais ampla do que a linha líder da indústria que utilizávamos para a anterior geração de camiões”.

Os motores Scania a bioetanol são adequados para deslocações de longo curso, para o setor da construção e também transporte urbano. As alterações mais significativas no motor (DC13 157) estão relacionadas com o sistema de injeção de combustível e cilindros modificados para maior compressão.

“Aplicando a injeção de XPI da Scania, os nossos engenheiros realizaram grandes avanços em termos não só de desempenho, mas também de intervalos de manutenção”, refere o diretor da Scania. O novo motor vai precisar de intervalos de mudança de óleo de 45.000 km e os injetores devem ser revistos a cada 90.000 km.

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