Projeto-piloto de entregas autónomas em Miami com Ford Transit Connect

Texto: Carlos Moura
Data: 25 Junho, 2018

Com o objetivo de avaliar a operacionalidade de um sistema de entregas autónomas de refeições encomendadas online, a Ford e a Postmates iniciaram um projeto-piloto em Miami.

A Ford iniciou um projeto-piloto com a plataforma de encomendas online Postmates para operar um serviço autónomo de entregas. O teste está a decorrer em Miami e Miami Beach, nos Estados Unidos, e a envolve a utilização do modelo Transit Connect. Os veículos que participam nesta experiência foram concebidos para se assemelharem a um veículo autónomo, mas, na verdade, são conduzidos por um profissional experiente. O foco deste projeto consiste na experiência de entrega da primeira e da última milha. A iniciativa conta com a participação de 70 restaurantes locais que fornecem os pedidos efetuados pelos utilizadores da plataforma online Postmates. Os residentes têm a opção de a entrega ser efetuada num veículo de pesquisa autónomo.

O Ford Transit Connect deste projeto-piloto possui um sistema de cacifos para permitir servir vários clientes numa única rota de entrega. Além disso, os serviços como o da Postmates têm de assegurar a distribuição de um vasto conjunto de produtos. A empresa especializou-se nas entregas de produtos como pizzas, hamburgers ou tacos, mas também satisfaz os pedidos de outros artigos como baterias de automóveis ou alternadores, por exemplo. O veículo de distribuição tem de dispor de cacifos com dimensões diferentes na parte traseira e lateral para permitir o transporte de diferentes artigos.

O sistema implementado pela Ford no Transit Connect inclui um pequeno ecrã que permite ao funcionário do restaurante digitar um código para se abrir um dos cacifos, onde depois coloca o pedido efetuado pelo cliente. Cada cacifo possui dois porta-copos para evitar que metade da bebida se perca ao longo do trajeto. Quando o veículo chega ao seu destino, o consumidor recebe uma notificação, indicando que o pedido está disponível para ser levantado. Terá, então, de se dirigir para o local, digitar um código de acesso enviado pela Postmates, abrindo-se depois o cacifo respetivo.

Partilhar