Produção da versão elétrica da MAN TGE arranca em julho

Texto: Carlos Moura
Data: 2 Abril, 2018

A MAN anuncia o início da produção da versão elétrica da TGE para o mês de julho, que terá um preço venda a partir de 69.500 euros. A autonomia pode chegar aos 160 quilómetros.

Com o objetivo de dar resposta à procura de veículos de emissões zero para distribuição e transporte de mercadorias em zonas urbanas, a MAN Truck & Bus vai disponibilizar uma versão elétrica do comercial ligeiro grandes dimensões MAN TGE. Em função do tipo de homologação será proposto com peso bruto de 3,5 ou 4,5 toneladas, enquanto a capacidade de carga pode variar entre 950 e 1.700 quilogramas.

A MAN TGE recebe um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência máxima de 100 kW e um binário de 290 Nm. Para não comprometer a autonomia, que pode chegar aos 160 quilómetros, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 90 km/h. O consumo de energia anunciado pela marca é de aproximadamente 20 kWh por cada 100 quilómetros percorridos.

O comercial elétrico da MAN vem equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 36 kWh. O tempo de carregamento varia em função do equipamento utilizado. Num posto de carga rápido com potência de 40 kW, a bateria recupera cerca de 85% da sua capacidade em 45 minutos. Se a opção recair num posto de carga normal, a capacidade total é recuperada em 5h30. A bateria também pode ser carregada numa tomada doméstica de 220V, sendo necessárias cerca de nove horas para atingir a carga completa.

Com manutenção adequada, as bat-rias recarregáveis de 36 kWh perdem apenas 15% da sua capacidade após dez anos e cerca de dois mil ciclos de carregamento. A marca esclarece que os módulos individuais de seis ou doze células podem ser substituídos separadamente. Os módulos são colocados por baixo do chão ligeiramente elevado, tal como acontece nas versões de carroçaria com tração traseira com motores a diesel.

À semelhança da capacidade de carga, os sistemas de assistência também não foram afetados pela tecnologia elétrica. A MAN eTGE possui um elevado equipamento de série, incluindo sistema de navegação, pára-brisas aquecido, sistema de assistência à travagem de emergência (EBA) e outras funcionalidades que tornam a condução mais simples e segura. Naturalmente, como com todas as TGE, o vem instalado de série.

Na fase inicial, a MAN eTGE pode ser encomendada com distância entre eixos standard (3,46 metros) e teto alto. Esta versão está vocacionada para clientes com frotas, com a disponibilização de um conceito de serviço adaptado às suas necessidades. A MAN eTGE já pode ser encomendada, com um preço de aproximadamente 69.500 euros. As primeiras unidades serão utilizadas inicialmente nas áreas metropolitanas da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Noruega e Holanda.

Partilhar