Primeiros camiões elétricos da Volvo em operação

Texto: Carlos Moura
Data: 13 Abril, 2018

Primeiros camiões elétricos da Volvo Trucks já estão a ser utilizados por empresas na Suécia. Vendas e produção em série arrancam no próximo ano.

Os dois primeiros camiões elétricos Volvo FL já se encontram em operação, em regime de testes em clientes, na cidade de Gotemburgo, estando a ser utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM. As vendas e a produção em série do Volvo FL Electric terão início na Europa no próximo ano.

A nova proposta totalmente elétrica da Volvo Trucks, com peso bruto de 16 toneladas, está vocacionada para operações ligadas à distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações urbanas. A cadeia cinemática é constituída por um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 185 kW (130 kW em contínuo) e um binário máximo de 425 Nm, uma transmissão de duas velocidades, veio de transmissão e tração traseira.

Em função das necessidades de operação, o Volvo FL Electric pode ser equipado com uma bateria, que pode ter entre duas e seis módulos, oferecendo uma capacidade entre 100 e 300 kWh. A autonomia máxima pode chegar aos 300 quilómetros. As baterias podem ser carregadas em modo semirrápido, recorrendo a ponto de carregamento com uma potência de 22 kW ou em modo rápido CC através de CCS/Combo2, com potência até 150 kW. O tempo de carga completa na versão com capacidade de 300 kWh  pode demorar entre uma a duas horas em modo de carregamento rápido ou dez horas em modo de carregamento semirrápido.

Partilhar