Primeiro eCity Gold da CaetanoBus entregue em Guimarães

Texto: Carlos Moura
Data: 31 Março, 2018

Primeiro autocarro e.City Gold da CaetanoBus foi entregue oficialmente à empresa TUG – Transurbanos de Guimarães, empresa do Grupo Arriva.

A CaetanoBus entregou a primeira unidade do autocarro elétrico de 12 metros aos TUG – Transurbanos de Guimarães, empresa do Grupo Arriva. A sessão de apresentação da nova viatura contou com as presenças de Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães, José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, e Manuel Oliveira, Presidente da Arriva Portugal – Norte.

Adquirido pelos TUG, no âmbito de uma candidatura ao programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão Ambiental, o veículo pesado de passageiros vocacionado para o transporte público, com caráter regular, representou um investimento total de 508 mil euros, comparticipado em 200 mil euros.

Produzido em Portugal pela Caetano Bus, o Caetano e.City Gold é um veículo, que resultou da combinação entre a experiência da empresa no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio e a nova geração de viaturas elétricas desta empresa do Grupo Salvador Caetano.

Com piso baixo e acessibilidade a passageiros de mobilidade reduzida, o e.City Gold dispõe de uma unidade de propulsão elétrica e baterias de última geração, que oferecem uma autonomia até 150 quilómetros.

A Câmara de Guimarães promoveu simultaneamente a instalação de um posto de carregamento rápido na Estação Central de Camionagem, equipamento que permitirá o funcionamento contínuo do autocarro elétrico diariamente. O posto de carregamento rápido tem na potência instalada, 150 kw, a sua principal particularidade, constituindo-se, à data, como um equipamento único no país.

Sem ruído, sem emissões, sem combustíveis fósseis, a Linha Cidade dá o seu contributo na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães.

Até ao final deste ano, a CaetanoBus irá ainda fornecer 15 unidades deste modelo para a STCP (Porto) e 6 unidades para os TUB (Braga).

Partilhar