Platooning: o comboio do futuro

Texto: David Espanca
Data: 29 Junho, 2018

Platooning é um projeto de investigação levado a cabo pela DB Schenker, MAN Truck & Bus e Universidade Fresenius, financiado pelo Governo Federal Alemão em cerca de dois milhões de euros.

 

Trata-se de um sistema que os veículos utilizam na estrada, no qual pelo menos dois camiões seguem muito próximos, como que um comboio, com o apoio de assistência técnica de condução e sistemas de controlo. Todos os veículos no “platoon” estão conectados uns aos outros através de uma “barra de engate” eletrónica, a qual serve da comunicação entre os veículos. O camião que vai na dianteira é o que define a velocidade e direção, os restantes só têm de segui-lo.

Os testes tiveram início a 25 de junho, ao longo de um percurso de 145 km, sendo realizados sem qualquer tipo de carga até ao início de agosto. Depois, os camiões de comboios estarão na estrada diariamente, efetuando três viagens logísticas de rotina, carregados parcialmente com, por exemplo, peças de máquinas, bebidas ou papel.

E foi na presença do ministro federal alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais, Andreas Scheuer, que partiu um “platoon” de camiões, do centro da DB Schenker, em Neufahrn, perto de Munique, seguindo pela A9 em direção a Nuremberga, a via escolhida para os testes práticos.

Na ocasião,o ministro alemão disse que “este é um projeto de investigação visionário para a nossa via de testes digitais, a A9. Marca o início do futuro dos transportes de mercadorias automatizado e ligado em rede. Trazemos a tecnologia de amanhã às estradas de hoje, para testar a inteligente interação entre homem, máquina e material”.

Prosseguiu, referindo as oportunidades que traz: “Os processos logísticos – desde a rampa de carga até ao cliente – podem tornar-se mais seguros, eficientes e ecológicos. E os motoristas vão tornar-se especialistas em logística moderna, nos camiões digitais.”

Durante os testes práticos, a tecnologia de “platooning” para a logística será otimizada, por exemplo, no que diz respeito ao sistema de segurança, consumo de combustível e melhor uso do espaço na estrada. Os parceiros do projeto também esperam obter mais informação sobre a aceitação social da condução em rede, bem como sobre as políticas de transportes e pré-requisitos das infraestruturas.

A MAN Truck & Bus e a DB Schenker, estão a cooperar para promover em conjunto a condução autónoma. Segundo Joachim Drees, CEO da MAN Truck & Bus AG, “não é apenas a utilização de uma tecnologia, trata-se de integrá-la em toda a cadeia logística. As descobertas que fizemos no projeto são passos importantes para a futura aplicação em série. Isto irá tornar a MAN pioneira na automatização e digitalização de veículos comerciais”.

Por seu turno, Alexander Doll, membro do conselho da DB para Transportes e Logística, explicou que “esta primeira utilização de comboios de camiões na Alemanha vai definir novos padrões para o mercado logístico, que vão beneficiar sobretudos os nossos clientes”. Aquele responsável adiantou ainda que, “com este projeto, a DB Schenker revela o que será realmente importante para as empresas em tudo o mundo, no futuro: inovações avançadas criadas através de parcerias”.

A parceria teve início em maio de 2017 e, desde que ocorreu a entrega oficial dos veículos de testes pela MAN, em fevereiro deste ano, os motoristas têm vindo a ser preparados para o projeto através de uma formação intensiva.

Partilhar