MAN estreia mais recente geração do Lion’s City

Texto: Carlos Moura
Data: 11 Março, 2018

Num evento denominado BUS Days em Munique, a MAN revelou a sua mais recente geração de autocarros urbanos, Lion’s City, que além de um novo design também estreia o motor D15, um sistema híbrido e um sistema de suspensão independente nas rodas dianteiras.

A MAN desenvolveu uma nova geração de autocarros urbanos da gama Lion’s City, que, além de um novo design exterior e interior, recebe um conjunto significativo de inovações nos capítulos da eficiência, do conforto e da ergonomia. Uma das novidades absolutas é a introdução do motor D15, de nove litros, que é 20% mais leve do que o atual motor D20, mais compacto – com uma redução de 12% na altura e 10% no comprimento -, permitindo uma diminuição no consumo de combustível de até 6%. Este propulsor cumpre a norma de emissões Euro 6d recorrendo apenas à tecnologia da redução catalítica seletiva (SCR) e a um filtro de partículas. O motor D15 foi desenvolvido inicialmente para autocarros, oferecendo níveis de potência de 280, 330 e 360 cv, mas a sua performance foi tão convincente, que também está prevista a sua introdução, numa segunda fase, em camiões. Igualmente contemplada está a disponibilização de uma versão a gás natural para autocarros, que deverá ser lançada em 2019.

O MAN Lion’s City também estreia o sistema híbrido MAN Efficient Hybrid, que estará disponível em opção, e permite reduzir o consumo de combustível de até 16% em conjugação com o motor D15 e outras medidas incorporadas no autocarro para diminuir o peso. O módulo híbrido inclui um sistema Start-Stop, que desliga o motor nas paragens e nos semáforos, assim como um gerador de arranque na cambota, um motor elétrico que transforma energia mecânica em elétrica durante as desacelerações e as travagens. A energia cinética recuperada é armazenada num módulo de supercondensadores, que se encontra no teto do autocarro, o qual é significativamente mais leve e compacto do que uma bateria com uma capacidade semelhante.

A energia armazenada nos supercondensadores garante que o fornecimento da energia a bordo é independente da cadeia de tração, o que não só alivia o motor diesel com também permite que seja desligado durante a paragem.

Ao reverter a operação do alternador / gerador da cambota, o motor D15 pode ser reniciado rapidamente, graças a um binário de arranque de 520 Nm, sendo apoiado pela função de boost durante a aceleração subsequente.

Exteriormente, o novo autocarro urbano da MAN é facilmente identificável, adotando a mais recente linguagem de design da marca de Munique. A secção dianteira inclui o típico painel escuro da marca, com rebordo cromado, grupos óticos distintivos, os quais dispõem de uma banda em LED, servindo de luzes de circulação diurna.

O MAN LIon’s City é o primeiro autocarro urbano da MAN com suspensão dianteira independente e amortecedores PCV (Premium Comfort Valve), que garantem um maior conforto aos ocupantes, especialmente nos arranques e nas passagens por lombas.

O interior do autocarro também foi totalmente revisto para oferecer uma melhor conforto ao motorista e aos passageiros. A iluminação é indireta, sendo assegurada por lâmpadas LED, que, em opção, podem disponibilizar várias tonalidades. O compartimento dos passageiros carateriza-se por oferecer um aspeto claro, agradável e bem ordenado. Com o objetivo de identificar mais facilmente as diferentes árteas funcionais foram aplicados diferentes tons de cores, mais claros e escuros. Ao mesmo tempo, o novo conceito de bancos, com distâncias otimizadas entre eles e fixação a calhas laterais, não só proporciona um maior espaço como também facilita a limpeza. Os bancos podem ser montados facilmente graças a adaptadores. Os passageiros que viajam de pé também não têm de renunciar ao conforto e à segurança. As novas barras no teto têm um perfil oval e mais ergonómico, permitindo ao passageiro segurar-se melhor.

A nova geração de autocarros urbanos da MAN começará a ser produzida em agosto na fábrica de Starachowice na Polónia, estando prevista a apresentação ao público para o próximo mês de setembro, no Salão de Veículos Comerciais de Hannover.

Partilhar