Iveco Daily assinala 40º aniversário

Texto: Carlos Moura
Data: 26 Julho, 2018

Com mais de três milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Daily está assinalar o seu 40º aniversário desde o seu lançamento, disponibilizando versões com pesos brutos das 3,3 às 7,2 toneladas.

Lançado originalmente em 1978 e após três gerações, o Iveco Daily está assinalar o seu 40º aniversário. Este modelo foi um dos responsáveis pela revolução no universo dos grandes furgões e chassis-cabina adotar soluções técnicas inovadoras, que passaram por uma estruturas de chassis de travessas e longarinas, à semelhança dos camiões, tração traseira e suspensão dianteira independente.

O Daily foi o primeiro furgão do seu segmento a disponibilizar um volume útul de carga de 17 m3 e uma altura interior de 2.190 metros, contando na altura com um motor diesel aspirado de 2,5 litros. Em 1984 recebe uma versão 4×4 e no ano seguinte o primeiro motor turbodiesel, passando estas versões a ser designadas por TurboDaily. Em 1998, surge o ECODaily, o primeiro comercial ligeiro da marca equipado com um motor a gás natural comprimido.

A segunda geração seria lançada em 1999 e entre as novidades incluía o motor diesel com tecnologia common rail. Em 2004, chega um novo motor de 3,0 litros de 174 cv, que era o mais potente do seu segmento. Dois anos depois, o Daily passa a estar disponível com ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade), proporcionando um auxílio precioso ao condutor na maneabilidade do veículo e na travagem em condições mais adversas. Em 2007, a gama ganha uma versão de 7,0 toneladas e uma variante totalmente elétrica, a Daily Electric.

A terceira geração chegaria ao mercado em 2014 e a gama passaria a incluir uma versão com transmissão automática de oito velocidades, Daily Hi-Matic, que se tornou num sucesso de vendas. Mais recentemente, a marca italiana voltou a inovar no domínio da sustentabilidade através do conceito Daily BluePower, que consiste numa família de veículos que liberta os operadores de transportes dos constrangimentos das normas ambientais mais rigorosas.

Ao longo do seu historial, a gama Daily foi ganhando diversos prémios, incluindo o de “Comercial Internacional do Ano” em 2000, 2015 e 2018.

Nestes 40 anos já foram comercializadas mais de três milhões de unidades da Daily em 110 países. A oferta é bastante completa, estando disponíveis versões com pesos brutos das 3,3 às 7,2 toneladas e volumes úteis de carga de 7,3 a 19,6 m3.

“Estamos, este ano, a comemorar um marco importante na vida do Daily, uma família de veículos que tem estado à frente da indústria logo desde que surgiu, estando há 40 anos a liderar a transição do sector rumo a um transporte sustentável”, comenta Pierre Lahutte, presidente da Iveco. “Ao longo da sua longa história, o Daily tem desfrutado de um enorme sucesso, aplaudido pelos operadores de transportes e pelos especialistas da indústria, conquistando inúmeros prémios em todo o mundo. É uma família de veículos que olhou sempre para o futuro e que tem sabido como antecipar as necessidades dos nossos clientes, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais de versatilidade, fiabilidade e eficiência, sendo sempre o parceiro ideal para os negócios dos nossos clientes e para uma sustentabilidade ambiental.”

Partilhar