Interfaces organiza primeiro seminário sobre falta de motoristas

Texto: Carlos Moura
Data: 1 Junho, 2018

O Auditório do Alto dos Moinhos vai ser palco de um seminário subordinado ao tema da falta de motoristas no setor do transporte rodoviário, organizado pela Interface Portugal.

A Interface Portugal – Formação, Consultadoria e Tecnologia está a organizar um seminário subordinado ao tema da falta de motoristas no setor do transporte rodoviário de mercadorias e passageiros. O evento vai decorrer no próximo dia 7 de junho no auditório do Metropolitano de Lisboa na Estação do Alto dos Moinhos.

O primeiro seminário da Interfaces Portugal tem o objetivo de debater um tema que já tem proporções preocupantes na Europa e em Portugal, o qual consiste no reduzido interesse das gerações mais jovens pela profissão de motorista profissional. Como consequência desta situação, os operadores de transporte e mobilidade estão a encontrar muitas dificuldades para contratar motoristas e para os conseguir reter após a contratação.

Segundo o “Business Insider” alemão, este fenómeno está a ocorrer à escala global e a falta de motoristas na União Europeia poder levar a um desastre económico nos próximos anos. Os seus impactos não serão visíveis apenas na subida dos preços dos serviços, mas também no aumento do absentismo dos motoristas, dos índices de sinistralidade ocupacional, dos consumos de combustível e das emissões de gases com efeito de estufa.

O tema, porém, ainda não está a ser debatido em Portugal e este seminário da Interface Portugal constitui uma oportunidade para colocar todos os agentes do setor dos transportes a discutirem entre si as possíveis soluções. Para este evento já estão confirmadas várias entidades como o IMT, ANSR, IEFP, ANTROP, ANTRAM, UGT e IPTRANS.

A piloto Elisabete Jacinto também aceitou o desafio que lhe foi lançado para partilhar com este setor porque é que as mulheres podem ser excelentes profissionais ao volante se forem incentivadas a abraçar esta profissão.

Mas os convites não param por aqui, a Interfaces Portugal está a convidar ainda os condutores da mobilidade a darem a sua opinião sobre esta problemática (inquérito online a decorrer em (www.opinion.interfaces.pt), porque é importante dar a ouvir a todos a sua voz!

Durante o registo (www.intersight.interfaces.pt), os participantes também podem participar, indicando as causas para esta situação.

Para aceder ao programa e inscrições, clique nesta ligação

Partilhar