DAF estreia-se na eletromobilidade com CF Electric

Texto: Carlos Moura
Data: 11 Junho, 2018

A DAF Trucks vai lançar o seu primeiro camião elétrico, baseado no modelo CF, para operações de distribuição pesada em áreas urbana. A tecnologia elétrica será fornecida pelo VDL Groep.

A DAF Trucks associou-se ao VDL Groep para o desenvolvimento de uma versão elétrica da sua gama DAF CF, que deverá ser apresentada ao público no Salão de Hannover, no próximo mês de setembro. As primeiras unidades do DAF CF Electric irão ser colocadas em alguns clientes selecionados para testes em condições reais de operação. Os veículos utilizam tecnologia elétrica desenvolvida pela VDL para emissões zero e baixo nível de ruído. A referida tecnologia já está a ser utilizada com sucesso na gama de autocarros urbanos VDL Citea Electric não só na Holanda, mas também noutros países.

Os camiões de testes serão produzidos pela DAF Trucks e a instalação do equipamento de tração elétrico será efetuado pelo VDL Groep numa demonstração da forte cooperação entre as duas empresas, com sede Eindoven, no domínio da eletrificação de veículos comerciais.

“A DAF tem uma grande tradição no desenvolvimento de soluções inovadoras que vão de encontro às novas necessidades dos nossos clientes e iremos continuar a fornecer-lhes todas as opções tecnológicas complementares para assegurar o seu sucesso”, comentou o presidente executivo da DAF Trucks, Preston Freight. “A DAF foi uma das primeiras marcas a introduzir um camião de distribuição híbrido na Europa e continuou a desenvolver motorizações híbridas e elétricas. À medida que as cidades anunciam as suas intenções para exigirem veículos emissões zero e de baixo ruído, nós iremos fazer tudo para que os nossos clientes possam dispor das melhores soluções para o seu sucesso”.

O DAF CF Electric é um trator de dois eixos (4×2), desenvolvido para aplicações de distribuição pesada em áreas urbanas, com peso bruto até 40 toneladas, e semirreboques com um ou dois eixos. O camião, que pesa em vazio 9700 kg, baseia-se no modelo CF do construtor de Eindhoven, sendo o sistema de propulsão elétrico é assegurado pela E-Power Technology da VDL. A cadeia cinemática conta com um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 210 kW e um binário de 2000 Nm. A energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 170 kWh.

A autonomia do DAF CF Electric é de aproximadamente cem quilómetros, um valor, que, segundo a marca, é suficiente para operações de distribuição de elevados volumes. A bateria pode ser carregada em modo rápido, sendo necessários 30 minutos para recuperar 80% da sua capacidade. A operação de carregamento total demora cerca de 90 minutos.

Partilhar