Alemanha apoia aquisição de veículos a GNC e GNL

Texto: David Espanca
Data: 7 Junho, 2018

Na passada segunda-feira, o Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha, anunciou a abertura de candidaturas a novos subsídios para promover a aquisição de veículos pesados amigos do ambiente, nomeadamente na utilização de gás natural e ou elétricos.

O ministro alemão, Andreas Scheuer, declarou a este propósito: “Queremos ajudar os operadores de logística a transitar para camiões amigos do ambiente. Todos irão beneficiar com esta mudança, as empresas de transportes, o ambiente e todos os que residem junto de estradas particularmente afetadas pela poluição.”

As verbas afetadas a esta nova medida, ainda para este ano, ascendem a 10 milhões de euros e decorrerão, pelo menos, até 2020. Os beneficiados serão os transportes pesados de mercadorias, com camiões acima de 7,5 toneladas, propulsionados a gás natural, bem como motorizações elétricas específicas.

Os montantes do apoio ascendem a oito mil euros para o GNC e doze mil euros para o GNL, com um limite de 500 mil euros por empresa.

Entretanto, a Iveco está apta a ajudar os operadores de logística nas suas candidaturas aos novos subsídios, graças à sua gama completa de veículos pesados elegível para esses apoios. Para Pierre Lahutte, presidente da marca Iveco, “o anúncio é mais uma confirmação da visão de futuro da Iveco para o setor dos transportes, com a propulsão a gás natural a afirmar-se, já hoje, como uma tecnologia amadurecida que proporciona uma solução viável e lucrativa”.

O responsável confirma “um forte incremento na procura dos nossos camiões Natural Power, com um crescente número de operadores internacionais de logística a optar pelo gás natural, à medida que convertem as suas frotas, de forma a alcançar os elevados padrões de sustentabilidade pretendidos para as suas operações”.

Pierre Lahutte salienta, por fim, que “este programa de financiamento vai também ajudar a acelerar o desenvolvimento da estrutura de abastecimento. É ainda uma ligação perfeita com a digressão Natural Power que vamos iniciar na Alemanha, com a ajuda de um posto de abastecimento móvel de GNL”.

A Iveco Natural Power Tour 2018 terá início este mês, em Dortmund, e vai percorrer toda a Alemanha até outubro, proporcionando demonstrações e “test-drives” de toda a gama de veículos a GNC e GNL.

Partilhar